Questão CESPE – Reescritura de frases




(Analista Judiciário/TJ/RJ) Oferecer, por exemplo, dados e análises da história da educação superior no Brasil é importante para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje.”

Assinale a opção em que a reescritura do período acima está de acordo com a norma culta da língua portuguesa e mantém-se coerente com o restante do texto.

a)      O oferecimento de dados e análises da história da educação superior no Brasil, por exemplo, é importante para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje.
b)     Oferecer por exemplo, dados e análises da história da educação superior no Brasil é importante para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje.
c)       Oferecer dados e as análises da história da educação superior no Brasil, por exemplo, é importante, para equacionar os conflitos o qual a universidade vive hoje.
d)     O oferecimento de: dados e análises da história da educação superior no Brasil, por exemplo são importantes para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje.
e)      Oferecer por exemplo dados e análises, da história da educação superior no Brasil é importante para equacionar, hoje, os conflitos que a universidade vive.

Comentário:

a) Item certo A alternativa A está de acordo com a norma culta. Observemos que o núcleo do sujeito da forma verbal “é” é “oferecimento”, por isso a expressão “por exemplo” deve ficar obrigatoriamente entre vírgulas.
b) Item errado A forma verbal “é” está correta, visto que seu sujeito é oracional (formado por verbo): Oferecer dados e as análises da história da educação superior no Brasil; no entanto a expressão “por exemplo” deveria vir entre vírgulas.
Correção: Oferecer, por exemplo, dados e análises da história da educação superior no Brasil é importante para equacionar que a universidade vive hoje.

d) Item errado Está equivocado o emprego do pronome relativo: deveria ter sido usada a forma masculina plural, visto que remete a “conflitos”.
Correção: Oferecer dados e as análises da história da educação superior no Brasil, por exemplo, é importante, para equacionar os conflitos os quais (os quais = os conflitos) a universidade vive hoje.
d) Item errado A expressão “O oferecimento de” não poderia vir seguida de dois-pontos: “de dados e análises da história da educação superior no Brasil” é complemento nominal de “oferecimento” – não se usa qualquer sinal de pontuação entre o complemento e o termo a que ele se refere. A expressão “por exemplo” deveria ficar entre vírgulas.
Correção: O oferecimento de dados e análises da história da educação superior no Brasil, por exemplo, são importantes para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje.
e) Item errado A expressão “por exemplo” deveria ficar entre vírgulas; a expressão “da história da educação superior no Brasil” não poderia ser antecedida de vírgula, uma vez que se trata de complemento nominal de “análises”; como o advérbio “hoje” é de pequena extensão, pode, facultativamente, ser isolado por duas vírgulas.
 Correção: Oferecer, por exemplo, dados e análises da história da educação superior no Brasil é importante para equacionar, hoje, os conflitos que a universidade vive.

Gabarito: A

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